UM POUQUINHO DA NOSSA HISTÓRIA

O Querubins é uma entidade sem fins lucrativos voltada, há 21 anos, para o desenvolvimento de crianças e jovens através da arte. Ao pé da Serra do Curral, um espaço de 10.000 m², onde são oferecidas oficinas de Danças Urbanas, Dança Afro, Dança Contemporânea, Circo, Artes Visuais, Percussão, Construção de Instrumentos, Vídeo e Cinema, além das oficinas de apoio escolar, cultivo de horta orgânica e jardinagem, esportes, informática, curso de culinária para crianças e capacitação profissional para jovens e adultos.

A SEMENTE PARA UM FUTURO MELHOR

Quando em 1994, Magda Coutinho resolveu plantar sementes para revitalizar uma área degradada da região do Sion, não imaginava que brotaria ali, um belo projeto de transformação de cidadãos.

A iniciativa logo deu frutos. Nascia a Associação Querubins, um projeto social que há mais de 20 anos busca desenvolver a arte, a cultura, o esporte e a educação para jovens de 5 aos 17 anos, da Vila Acaba Mundo, em Belo Horizonte.

 APRENDIZES DE CIDADÃOS

Ano a ano, a Associação Querubins foi contagiando as pessoas com seus sonhos e vontade de fazer mais. Ganhou força, apoio e hoje está instalada em uma área de 10 mil m2, onde funciona diariamente, em dois turnos com horário complementar à escola regular. A matrícula na rede escolar é, inclusive, uma condição para a participação dos educandos. São oferecidas duas refeições por turno.

 COMUNIDADE

A Associação vem desenvolvendo parcerias com a rede privada de ensino para promover bolsas de estudo parciais ou integrais para as crianças e jovens da Vila do Acaba Mundo.

A integração com as famílias e a comunidade tem sido uma prioridade. As reuniões de pais, Cine grátis Querubins (cinema gratuito na Vila), Festa da Família, Festa Junina e outras apresentações culturais têm sido compartilhados por todos, com muito sucesso.

 RECONHECIMENTO

  • Título de Utilidade Pública Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte
  • Título de Utilidade Pública Estadual do Governo de Minas Gerais
  • Título de Utilidade Pública Federal do Governo Federal.
  • Qualificada como ponto de Cultura e Ponto de Leitura – Ministério da Cultura
  • Honra ao Mérito – Câmara de Vereadores de Belo Horizonte
  • Prêmio Ação – Rede Globo
  • Prêmio Excelência Institucional – Itaú UNICEF
  • Prêmio Cidadão 21 Arte – Instituto Embratel e Instituto Ayrton Senna
  • Prêmio Gentileza Urbana – Prefeitura de Belo Horizonte


Renato Ferreira Malta

Diretor Presidente


Rosângela de Carvalho Oliveira Bahia

Diretor Vice Presidente


Fernanda Pagano Guimarães Quintela

Diretor Tesoureiro


Cláudia Pires Lessa

Diretor Secretaria


Fábio Martins de Araújo

Conselheiro 1


Rosana Miraglia

Conselheiro 2


Ana Paula Coutinho Bello

Conselheiro 3