O Querubins é uma entidade sem fins lucrativos voltada, há 24 anos, para o desenvolvimento de crianças e jovens através da arte. Ao pé da Serra do Curral, um espaço de 10.000 m², onde são oferecidas oficinas de Danças Urbanas, Dança Afro, Dança Contemporânea, Circo, Artes Visuais, Percussão, Construção de Instrumentos, Vídeo e Cinema, além das oficinas de apoio escolar, cultivo de horta orgânica e jardinagem, esportes, informática, curso de culinária para crianças e capacitação profissional para jovens e adultos.
Quando em 1994, Magda Coutinho resolveu plantar sementes para revitalizar uma área degradada da região do Sion, não imaginava que brotaria ali, um belo projeto de transformação de cidadãos.
A iniciativa logo deu frutos. Nascia a Associação Querubins, um projeto social que há mais de 20 anos busca desenvolver a arte, a cultura, o esporte e a educação para jovens de 5 aos 17 anos, da Vila Acaba Mundo, em Belo Horizonte.
Ano a ano, a Associação Querubins foi contagiando as pessoas com seus sonhos e vontade de fazer mais. Ganhou força, apoio e hoje está instalada em uma área de 10 mil m2, onde funciona diariamente, em dois turnos com horário complementar à escola regular. A matrícula na rede escolar é, inclusive, uma condição para a participação dos educandos. São oferecidas duas refeições por turno.
A Associação vem desenvolvendo parcerias com a rede privada de ensino para promover bolsas de estudo parciais ou integrais para as crianças e jovens da Vila do Acaba Mundo.
A integração com as famílias e a comunidade tem sido uma prioridade. As reuniões de pais, Cine grátis Querubins (cinema gratuito na Vila), Festa da Família, Festa Junina e outras apresentações culturais têm sido compartilhados por todos, com muito sucesso.
2018 – Comenda concedida para Magda Coutinho – Medalha de Santos Dumont.
2010 – Prêmio Excelência Institucional – Itaú UNICEF;
2010 – Título de Utilidade Pública Federal (Portaria nº 3.093 de 29/12/2010);
2008 – Qualificada como Ponto de Cultura e Ponto de Leitura – Ministério da Cultura;
2006 – Título de Honra ao Mérito – Câmara de Vereadores de Belo Horizonte;
2002 – Título de Utilidade Pública Estadual em Minas Gerais- Lei nº 14.253 de 04/06/2002;
2005 – Prêmio Ação – Rede Globo;
2001 – Prêmio Cidadão 21 Arte – Instituto Embratel e Instituto Ayrton Senna;
2001 –Título de Utilidade Pública Municipal em Belo Horizonte (Lei nº 8.282 de 26/12/2001);
1994 – Prêmio Gentileza Urbana – PBH & Instituto de Arquitetos do Brasil-IAB-MG